top of page
Shiva Shankara Ashram Teresópolis

O VALOR DE ESTUDAR EM UM ĀŚRAM

Um Āśram de Yoga é simples e tem como objetivo criar um ambiente que contribui para o crescimento espiritual, a vida em comunidade e a experiência autêntica do estilo de vida Yoguī, com foco na autorreflexão e na introspecção, e sendo o lugar perfeito para exercitar e aprofundar o Sādhāna (prática espiritual).

Todos os textos sagrados e clássicos, nos quais se baseiam os ensinamentos do Yoga, mencionam a importância de vivenciar a rotina de um Āśram para a transformação do corpo e da mente.

O Śiva Śaṅkara Yoga Āśram localiza-se no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis-RJ. É um ambiente pacífico e calmo, com instalações simples, porém suficientes para adequado descanso, higiene e bem-estar. Foi criado para proporcionar cura, transformação e crescimento pessoal. O aluno terá todas as condições materiais e espirituais para ir fundo em sua prática.

Ashram Shiva Shankara natureza Teresópolis

O ESTILO DE VIDA

O impacto causado na vida do aluno é

resultado direto da sua vivência na rotina do Āśram. O aluno deve estar disposto a se adaptar ao seu estilo de vida, a ter um desejo genuíno de aprofundar sua educação em Yoga, bem como estar fisicamente e mentalmente capaz de seguir o fluxo da rotina, como por exemplo, a pontualidade aos horários de aula e a frequência a todas elas (salvo situações relevantes ou emergenciais que justifiquem a ausência).

CONECTANDO-SE A NATUREZA

O Āśram está localizado às margens do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no município de Teresópolis, estado do Rio de Janeiro. Imerso a uma natureza exuberante confere um ambiente de paz e tranquilidade a todos. É um ambiente que cataliza processos de cura e regeneração.

Shiva Shankara Ashram Teresopolis meditação yoga natureza
Alimentação sattvica Ashram Shiva Shankara

A ALIMENTAÇÃO SÁTTVICA

Trata-se de uma dieta completamente vegetariana, com alimentos frescos, sem adição de alho e cebola, já que visamos a saúde do corpo, mas também a serenidade e o equilíbrio da mente, evitando a ingestão de substâncias que sejam estimulantes (rajásicos), como o café e os açúcares, bem como aquelas de difícil digestão ou que causam sonolência (tamásicos), como no caso de pães e outros a base de farinha.

FORMAÇÃO

Curso direcionado a alunos dedicados e a aspirantes a professores de Yoga. Os alunos terão a experiência de viver e estudar em um Āśram, onde ficarão inteiramente imersos em seus estudos de Yoga e livres de distrações exteriores, sob a atenta orientação de seus professores. 

Formação de Yoga Shiva Shankara Ashram
Retiros yoga Shiva Shankara

RETIROS

Eventos que te convidam para uma jornada interior de paz e autoconhecimento através do YOGA. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar diversos aspectos desta prática milenar: filosofia, mantras, āsana, prāṇāyāma e meditação.

  • Eu posso participar de um retiro mesmo sem nunca ter praticado yoga ou estudado filosofia do yoga?
    Com certeza! Charles e Ānanda possuem juntos mais de 40 anos como professores de yoga. Cada aula será adaptada de acordo com as necessidades do aluno. Isso inclui filosofia, mantra sādhanā e meditação. Com frequência são oferecidas aulas começando mais cedo para alunos que necessitam de algum suporte no seu sādhanā pessoal ou grupos de estudo. É importante entender que todos são bem vindos em todas as aulas. Não existe segregação no Āśram. Algumas aulas serão mais fáceis com base na filosofia para compreender totalmente o significado mais profundo.
  • Eu gostaria de aprender a meditar, mas não tenho uma técnica. Como eu posso participar das meditações durante os retiros?
    Tanto Charles quanto a Ānanda são iniciados na prática de meditação. Eles são qualificados para ajudá-lo a entrar na prática, mas não poderão oferecer dīkṣā. Durante o retiro, os alunos serão expostos a prática de japa, prāṇāyāma e mantra sādhanā, que irão ajudar a aquietar a mente para a meditação. São oferecidas meditações guiadas, assim como meditações silenciosas. Todos os alunos podem ficar à vontade para utilizar cadeiras ou qualquer posição necessária para iniciar na prática de meditação. Os alunos terão a oportunidade de experienciar a prática de meditação em grupo, que ajuda significantemente na construção de uma rotina diária de meditação. Observe que, para os cursos TTC, os alunos serão solicitados a tentar participar durante todas as práticas de mediação, pois estão trabalhando para obter uma certificação como representante do Yoga. Os alunos que estão participando de um retiro e novos no yoga podem solicitar o auxílio do professor caso esteja com algum desconforto físico ou mental. Existem vários níveis e objetivos com a prática da meditação. No começo, é importante que o aluno aborde a prática com compaixão e graça.
  • Crianças são bem vindas no Āśram?
    Com certeza, mas os pais são responsáveis pelo bem estar de seus filhos. Você ficará surpreso com o quanto as crianças podem ser interessar pela prática. O Āśram oferece um ambiente calmo e tranquilo com muita natureza para eles aproveitarem. Charles e Ānanda tem 3 filhos abaixo de 8 anos que estão sempre interagindo com os alunos. Durante as meditações e conferências, as crianças se ocupam com brincadeiras, mas sua energia alegre e positiva com certeza se espalha pelo ambiente. É extremamente importante para Ānanda e Charles que as crianças não sejam vistas como obstáculos para o sādhanā, mas simplesmente uma nova fase da vida. Assim os pais podem equilibrar a sua dedicação na vida espiritual e nas responsabilidades familiares. As crianças são o nosso futuro e uma grande parte da nossa comunidade. É extremamente importante que elas sejam incluídas.
  • Eu sou de uma linhagem diferente, isso gera algum conflito em ir praticar no Śiva Śaṅkara?
    Charles e Ānanda seguem uma linhagem e são muito dedicados a ela. Contudo, o seu trabalho é compartilhar e propagar o conhecimento do yoga na sua forma tradicional. Todos, de todas as esferas da vida, são bem-vindos para estudar e participar dos retiros e cursos. Eles dedicaram este Āśram ao seu Guru. E os ensinamentos estão de acordo com os Śāstras, honrando onde receberam seu conhecimento. A relação entre um Guru e Śiṣya é muito especial. Também não é algo que Ānanda e Charles jamais imporiam a outro praticante.
  • Posso participar das atividades do Āśram oferecendo trabalho em troca?
    Dependendo da atividade que esteja acontecendo, estamos sempre disponíveis para discutir oportunidades de trabalho. O Āśram tem muitos projetos que precisam de assistência: • Edição de livro • Trabalho de tradução • Edição de filme e fotografia
  • Vocês oferecem uma troca de trabalho?
    O Āśram está aberto apenas durante atividades programadas. Sabendo disso, os alunos podem participar de retiros em troca de seva na cozinha, jardim e administração. No entanto, isso indica que o aluno estará ausente em 50% do sādhanā programado. Sugerimos que você fale diretamente com os responsáveis para ver como pode ser adaptado da melhor forma.
  • Vocês oferecem retiros particulares?
    Sim! Para essa atividade precisamos de um grupo mínimo de 6 alunos, e o programa será criado de acordo com as necessidades do grupo. Porém esses retiros não são oferecidos durante feriados importantes.
bottom of page